sexta-feira, 23 de março de 2012

O que está acontecendo conosco?

Ás vezes me pergunto, se existe alguma razão lógica para que eu nascesse neste tempo. É incrível como a história escrita nos livros  dá a sensação nostálgica de que as coisas aconteceram numa velocidade diferente do que realmente foi. E angustia saber que no tempo presente as mudanças são demoradas. As revolução, guerras, greves, ditadura, redemocratização, entre outros, traz à tona uma sociedade construída por lutas e que fazem parte de nossa história pessoal. Alguns podem perguntar, como assim, nossa história? Tenho apenas 20 anos. Todavia, se observarmos o contexto maior nos faremos entender que nossa educação teve como pilar a experiência dos nossos pais que consequentemente herdaram dos nossos avós. Então o que explica o desinteresse generalizado dos jovens no que tange a política e cidadania? 
Há mais de 2000 anos, Aristóteles escreveu que "o homem é um animal político", esse conceito perdura até hoje, pois abrange todas as outras definições, já o "termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada." Brasil Escola
Dessa forma, pode-se concluir que: ou nosso pais nos educaram mal ou não aprendemos nada com nossos antecessores. Visto que a transmissão de conhecimento de geração em geração é o motivo no qual nos tornamos uma civilização organizada e inventiva, não se pode regredir ao ponto de negar a história dos cidadãos que derramaram  sangue para lavar nossa pátria de diversas investidas de ascender o poder de forma autoritária e anti-democrática. Com muita luta foi conquistado o sufrágio universal, garantia de que todas as pessoas tenham direito ao voto, no entanto essa conquista parece não representar nada para muitos. 

Questão para refletirmos:

O que ocorreu nesse meio tempo para que a juventude não tenha motivação para participar?

Os pais esqueceram de ensinar essa nobre lição?

Lutar pela vigência plena da democracia e o direito a cidadania é um assunto para se discutido hierarquicamente?




3 comentários:

  1. Nossos pais são do interior. No interior a experiência do momento não é como nas metrópole. Daí, não há como eles transmitirem com tanta paixão a ponto de nos envolver.

    Entretanto, herdamos a repressão* pelo fato deles terem vivido no coronolismo.

    Temos a sorte de está vivendo um momento grandioso também!!! Um mundo mais globalizado, uma economia nacional mais forte, um governo direcionado um pouco mais ao social, avanços tecnologicos e facilidade de acesso a tais tecnologias etc. Mas exige-se muito de si, para compreender o contemporâneo!!!

    Obs: tou adorando as publicações!!!

    ResponderExcluir
  2. ilustre e nobre colega, saudações!

    Gostaria de responder à primeira pergunta?
    sebemos que a sociedade está em constante metamórfose no que diz respeito aos valores e costumes. Nos 70 e 80 os jovens tinham uma causa:a liberdade de expressão; nos anos 90: geração coca-cola a maiorioa estavam aproveitando essa "liberdade", no entanto os pais dessa época eram os que lutaram na ditadura militar, cansados de guerra. contudo, ainda tinham seus valores e ideais de vida preservados. Nos anos 2000: "acabou-se gás do coca-cola", sobre a Pepsi, pode ser? os pais dessa geração não passaram por tantas batalhas, logo não se tinha o que passar para seus filhos. A geração que temos hoje está: sem gás, sem causa, e sem causa meu amigo, não há batalha.
    espero poder ter contribuido de alguma forma.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou inverter!
    Sim..., deveria ser discutido hierarquicamente! Mas em particular, é notório que meus pais não tiveram uma vida politicamente ativa. E assim aconteceu com muitos, o que torna nosso regime chamado de democrático, uma democracia representativa porque parte dos jovens hoje dificilmente exerce sua soberania. Isso devido a falta de conhecimento e interesse pelo assunto. A política não envolve somente os governantes, mas, todos nois, seja votando, conversando, seja até mesmo debatendo sobre o assunto. E é aí neste meio caminho que tem ficado nossas essências.
    Cadê nossas caras pintadas?
    Cadê nossas opniões sendo manifestadas publicamente?
    Onde está a mobilização jovem em favor de uma comunidade?
    Na nossa democracia funciona assim, são estes comportamentos que servirão para que a grande maioria dos jovens execite a definição de uma identidade baseada em experiências mais amplas.

    ResponderExcluir