domingo, 25 de março de 2012

Professor: profissão AMOR.

Normalmente, quando debato sobre Educação, saio em defesa dos Professores. Péssimas condições de trabalho, descaso dos pais, má remuneração ( acredito que não seja esse o principal motivo  para melhoria da Educação), violência, entre outros. 

Contudo, é necessário externar a revolta aos profissionais que desacreditam na mudança pela Educação, culpabilizam as crianças, pais e sociedade pelo fracasso escolar. Ao menos, tem a capacidade de refletir que as crianças não nascem sabendo e que é a sociedade responsável pela sua existência física,social e psicológica. Dessa forma, fruto de nós mesmos. 

É angustiante ouvir professores atribuindo esteriótipos negativos às crianças que normalmente estão repetindo comportamentos reproduzidos pelas pessoas no qual convivem diariamente. 

Alguns exemplos dessa triste história faço questão de descrever: Associar os comportamentos transgressores das crianças às ações ilícitas exercida pelos pais, apelidar de maneira ofensiva os alunos, negligenciar atenção, afirmando que tal criança não tem jeito, entre outros. Se um médico fizesse a mesma coisa, quando um caso parecesse difícil de resolver,você aprovaria essa atitude?

Sinceramente, algumas vezes senti impotência em criar estratégias adequadas para que determinados alunos prestassem atenção e aprendessem na mesma velocidade dos outros, no entanto, o professor que espera que todos os alunos têm que aprender com uma única metodologia, deveria rever os conceitos e atualizar a biblioteca, ou procurar uma profissão que não exija tanta dedicação e empenho. Mesmo não sabendo lidar com a situação, nunca deixei de acreditar e assumir a incapacidade momentânea de subsidiá-lo com o melhor, contudo, aquilo que ofereci foi o melhor que pude oferecer.

As crianças precisam de AMOR, CARINHO, AMIZADE, SINCERIDADE, CASTIGOS e de alguém que lhe diga NÃO, desde que seja algo significativo.



Quando uma criança se torna agressiva e desobediente, ela sabe o que as pessoas pensam sobre isso. Quando uma pessoa  age de forma acolhedora, está sendo criado neste momento um espaço para reflexão e para o diálogo. Esse tipo de postura garante a criança a certeza de que pode contar com o professor, possibilitando aos dois um momento de aprendizagem significativa.


 


 


 

Apesar das dificuldade enfrentadas é preciso agir prontamente para que as crianças não desequilibrem e sigam em frente, nessa corda bamba chamada Brasil de contrastes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário