segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que é dinâmica de Grupos? ( acesse texto na íntegra)

A expressão dinâmica de grupo apareceu pela primeira vez num artigo de Kurt Lewin em 1944. Mas foi no final da década de 30 que suas pesquisas se iniciaram, a partir da segunda guerra mundial. Numa perspectiva histórica, se começou a investir no estudo de novas tecnologias para a solução de problemas sociais.
O objetivo do estudo da dinâmica de grupo, que é um ramo da Psicologia Social, consiste em estudar a natureza ( ou estrutura) dos pequenos grupos; a dinâmica da vida grupal e o seu funcionamento, assim como o seu processo de desenvolvimento, fenômenos e princípios que lhes regem, as forças psicológicas e sociais que lhe influenciam ( como por exemplo, forças de atração, rejeição, coesão, a resistência à mudança, a interdependência, etc.).
O principal objetivo dos grupos é atingir a autenticidade nas suas relações, a criatividade e a funcionalidade nos seus objetivos; para isto, é importante descobrir que estruturas são mais favoráveis, que clima de grupo permite isto, que tipo de liderança é mais eficaz, que técnica são mais funcionais e facilitadoras, como se dão os mecanismos de atração e rejeição interpessoais.
Sabe-se que uma característica do existir humano é reunir-se em grupos sociais. Características:
a)    A individualista, influenciada pela psicanálise freudiana, que enfatiza os determinantes inconscientes no comportamento social;
b)    a culturalista, enfatizando os determinantes sócio-histórico-cultural dos grupos, defendida pelos antropólogos culturais;
c)     a behaviorista, que buscava no laboratório o estudo das condutas sociais.

Hoje, a dinâmica de grupo é amplamente aplicada no campo de gestão de pessoas, na área de treinamento, desenvolvimento organizacional e de habilidades em relações humanas, desenvolvimento de papéis, etc.
A importância do conhecimento e a utilização da Psi grupal justamente do fato de que todo indivíduo passa a maior parte do tempo de sua vida convivendo e interagindo com distintos grupos. Ser humano é gregário por natureza...
Sempre, desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constantes dialéticas entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social.

Desde suas mais remotas origens o homem agrupou-se não para defender-se dos perigos naturais, mas para instrumentalizar seu domínio e poder sobre grupos rivais. O elemento integrador das primeiras experiências grupais sem dúvidas, a solidariedade.


Para enfrentar ameaças externas, na luta pela sobrevivência, o grupo primordial desenvolveu sentimentos de lealdade e mecanismo de mútua proteção. Se a rivalidade existia na relação entre famílias e tribos distintas, no seio de um mesmo agrupamento humano predominava o elemento solidariedade, enquanto permitisse  a ameaça externa. Com ou sem estas ameaças, restavam a competição e a luta pelo poder entre os membros de um mesmo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário