terça-feira, 20 de agosto de 2013

Eu ou o Grupo!!

Tenho visto nas páginas das redes Sociais e nos comentários dos sites, muita gente revoltada com os corruptos, partidos políticos, homofobia, entre outros, alegando ser contra ou a favor. É possível observar que cada um tem um ponto de vista distinto e contraditório, pois na verdade são todos preconceituosos. Esse fato é explicado pelo fato de não existir verdades absolutas, haja vista que a terra já foi considerada o centro do universo. Creio que essa e diversas outras "verdades" foram postuladas para atender a interesses particulares. E esse fenômeno continua a acontecer, mesmo no século XXI. 
Esse fenômeno de se acreditar em tudo, chamou minha atenção quando percebi que muitas informações que estavam sendo compartilhadas são de datas passadas que no contexto atual não tem tanta relevância. Dessa forma, tenho que fazer alusão ao que Le Bon postulava que a massa é burra, impulsiva e perigosa. No sentido de que a consciência individual é dissolvida dando lugar a instintos de grupo.
As pessoas estão revoltadas, incrédulas, desesperançosa, e tem sido esse o motivo desencadeador de comentários e críticas sem fundamento ou profundidade. Os movimentos que tem acontecido no Brasil foi de grande importância, pois mostrou o quanto a população está atenta aos acontecimentos, mesmo quando não se rebela de forma tão explícita como agora. Contudo, quando esse sentimento  "real" de revolta mistura-se àqueles pensamentos frustrados de que poderíamos mudar o mundo, mas na verdade só piorou. Claro, que ninguém pensa assim, haja vista, que essa tomada de consciência nos faria sofrer, pois seríamos parte da culpa. ( me exprimir no texto, pois sou parte dessa grande problema)

Percebo também que é perigoso colocar opiniões com teor técnico ou opinião pessoal, pois são capazes de fazer retaliações às opiniões que soam como "preconceituosas". 

Essa análise preliminar quer chamar atenção para a um processo que parece inibir consciência individual dos usuários das redes sociais e tem provocado um espécie de involução dos aspectos individuais em detrimento dos de grupo.  

Ao ler a teoria das motivações de  Maslow é percebido  que os indivíduos devem atingir patamares de satisfação básicos para poder acessar os superiores, mas parece que está ocorrendo um equívoco ou uma dinâmica cultural nova, pois as necessidades básicas estão sendo suprimidas em detrimento do status social, a auto-realização é alcançada a medida que seu status aumenta. As pessoas são tão populares na rede, mas são odiados fora dela.


Seria esse comportamento mais uma das evoluções do ser humano? Os aspectos individuais da comunicação será superada pelo coletivo?


2 comentários:

  1. Interessante texto, angustiante e inquietante. É notória a discussão ou o discurso infundado da juventude, no que se refere a politica e outras temáticas, como você mesmo diz: "[...] pois as necessidades básicas estão sendo suprimidas em detrimento do status social[...]", isso é claro por exemplo a educação, hoje estava no ônibus com uns ALUNOS, digo alunos msm, pois não tinham o minimo de educação para se comportar no ambiente coletivo (refleti sobre as ações e a imagem divulgada), bem essa parte da educação primária(recebida no seio familiar), já faz falta a sociedade faz um tempo. Mas a falta de interesse para a discussão sobre a temática como a política ganha cada vez mais força, os jovens não pesquisam mais, pois é mais interessante reproduzir o que está imposto pela mídia. Bem na verdade já me perdi no meu comentário....deixa pra próxima....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção.

      O que posso dizer também é que a produção de ruídos informativos tem provocado angustia na apropriação, abstração e consequente aplicação. A ansiedade de ter que saber de tudo tem levado a juventude consumir muito lixo eletrônico. Os processos informativos não se preocupam em informar, mas sim de estabelecer uma trama simbiótica em que as pessoas devem consumir o máximo de informações possíveis, pois, ao contrário,estarão desatualizadas. Esses ruídos propagandísticos oferecem as pessoas tanta informação e amizades que não se consegue gerenciar e assim ficam a míngua por não saber que estão sendo levados a se portarem como pseudos informados, mas na verdade desconhecem o que realmente é necessário para uma convivência sadia e pacífica.

      Excluir